domingo, 19 de junho de 2011

Manual de dimensionamento de pessoal - COREN-SP



"Os aspectos quantitativos dos profissionais de enfermagem nas instituições de saúde são enfatizados para que haja a garantia da segurança e da qualidade de assistência ao cliente e a continuidade da vigília perante a diversidade de atuação nos cuidados e na atenção da equipe de enfermagem."
Enf. Lidia Demeneghi

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Hospital de SP joga no lixo os dados sigilosos de pacientes


Funcionários da Prefeitura de SP e de empresas que coletam lixo de hospitais encontraram dados sigilosos de pacientes jogados no lixo e descarte de material hospitalar no lixo comum. A informação é da reportagem de Evandro Spinelli e Talita Bedinelli publicada hoje na Folha.
A reportagem completa está disponível para assinantes da Folha e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
A fiscalização encontrou na frente do Hospital São Luiz do Itaim Bibi (zona oeste) o material sigiloso que deveria ter sido inutilizado antes de ser descartado. Eram contas hospitalares de até R$ 280 mil e pedidos de autorização de cirurgias, internações e exames para os convênios.                         http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/931313-hospital-de-sp-joga-no-lixo-os-dados-sigilosos-de-pacientes.shtml



quarta-feira, 1 de junho de 2011

OBJETIVOS REBRAENSP

  • *    Compartilhar informações e conhecimentos relacionados à área de enfermagem e segurança dos pacientes.
  • *    Identificar problemas, interesses e as prioridades relacionadas com a prática, gestão, investigação e educação inicial e contínua da segurança
  • *    dos pacientes e gerar alternativas de transformação compartilhadas;
  • *    Promover a articulação entre os membros, para ampliar e fortalecer as suas atividades de cuidado, ensino, pesquisa e cooperação técnica;
  • *    Potencializar o desenvolvimento de investigações multicêntricas entre os membros;
  • *    Dar visibilidade à situação e às tendências de enfermagem em segurança do paciente, facilitando a identificação de prioridades de transformação e desenvolvimento.
  • *    Compartilhar metodologias e recursos tecnológicos destinados às atividades de cuidado, gestão, educação, investigação, informação  e cooperação técnica relacionada à enfermagem e segurança do paciente.
  • *    Promover a produção e uso intensivo de informação técnico-cientifico e referencial sobre enfermagem e segurança do paciente.
  • *    Promover o acesso eqüitativo e universal às fontes de informação técnico – cientifico e referencial em matéria de enfermagem e segurança do paciente